segunda-feira, 5 de julho de 2010

Diàrio de um cão.


-1° semana -
"Hoje completei uma semana de vida. Que alegria ter chegado a este mundo !"

- 1 mês -
"A minha mãe cuida muito bem de mim. Ela é uma mãe exemplar ! "
- 2 meses -
" Hoje separaram-me da minha mãe. Ela estava irrequieta e, com o seu olhar, disse-me adeus. Espero que a minha nova "familia humana" cuide tão bem de mim como ela o fez."


- 4 meses -
"Cresci ràpido, tudo me chama a atenção. Hà vàrias crianças na casa e para mim são como 'irmãozinhos'. Somos muito brincalhões, eles puxam-me o rabo, e eu mordo-os na brincadeira. "

- 5 meses -
"Hoje deram-me uma bronca. A minha dona ficou incomodada porque fiz xixi dentro de casa. Mas nunca me ensinaram onde deveria fazê-lo. Além disso não deu para aguentar."


- 8 meses -
"Sou um cão feliz ! Tenho o calor de um lar; sinto-me tão seguro, tão protegido. Acho que a minha familia humana me ama e me dà muitas coisas. O pàtio é todinho para mim e, às vezes, excedo-me, cavando na terra como os meus antepassados, os lobos, quando escondiam comida. Nunca me educam... Deve ser correcto tudo o que eu faço."

-12 meses -
"Hoje completo um ano. Sou um cão adulto. Os meus donos dizem que cresci mais do que eles esperavam. Que orgulho devem ter de mim."

- 13 meses -
"Hoje acorrentaram-me e fico quase sem poder movimentar-me até onde tem um raio de sol ou quando quero alguma sombra. Dizem que me vão observar e que sou um ingrato. Não compreendo nada do que està a acontecer."

- 15 meses -
" Jà nada é igual... moro na varanda. Sinto-me muito so. A minha Familia jà não me quer ! As vezes esquecem-se que tenho fome e sede. Quando chove, não tenho tecto que me abrigue... "

- 16 meses -
"Hoje tiraram-me da varanda. Estou certo de que a minha familia me perdoou. Eu fiquei tão contente que pulava com gosto. O meu rabo parecia de um ventilador. Além disso, vão levar-me a passear !! Dirigimo-nos para a estrada e, de repente, pararam o automovel. Abriram a porta, e eu desci feliz, pensando que passariamos o nosso dia no campo. Não compreendo porque fecharam a porta e se foram. ' Ouçam, esperem ! ' Ladrei.. esqueceram-se de mim... Corri atràs do carro com todas as minhas forças. A minha angùstia crescia ao perceber que quase perdia o folego. Eles não paravam. Haviam-me esquecido !"
- 17 meses -
"Procurei em vão achar o caminho de volta a casa. Estou so e sinto-me perdido ! No meu caminho existem pessoas de bom coração que me olham com tristeza e me dão algum alimento. Eu agradeço-lhes com o meu olhar, desde o fundo da minha alma. Eu gostaria que me adoptassem: seria leal como ninguém ! Mas apenas me dizem: 'pobre cãozinho, deve ter-se perdido'. "

- 18 meses -
" Um dia destes, passei perto de uma escola e vi muitas crianças e jovens como os meus "irmãozinhos", aproximei-me e um grupo deles, rindo, atirou-me uma chuva de pedras, 'para ver quem tinha melhor pontaria'. Uma dessas pedras, feriu-me o olhos e desde então, não vejo com ele. "

- 20 meses -
"Quase não posso mexer-me ! Hoje, ao tentar atravessar a rua por onde passam os carros, um acertou-me ! Eu estava no lugar seguro chamado 'calçada', mas nunca esquecerei o olhar de satisfação do condutor, que até se vangloriou por acertar-me. Oxalà me tivesse matado ! Mas so me deslocou as patas traseiras ! A dor é terrivel ! As minhas paras traseiras não me obedecem e com dificuldade, arrastei-me até à relva, na beira do caminho. Faz dez dias que estou em baixo do sol, chuva, do frio, sem comer. Jà nem posso mexer-me ! A dor é insuportavel ! Sinto-me muito mal, fiquei num lugar humido e parece que até o meu pelo està a cair... Algumas pessoas passam e nem me veêm, outras dizem: 'não te chegues perto'. Ja estou quase incosciente, mas alguma força estranha me faz abrir os olhos. A doçura da sua voz fez-me reagir. 'Pobre cãozinho, olha como te deixaram', dizia.. com ela estava um senhor de bata branca.. Começou a tocar-me e disse: 'Sinto muito minha senhora, mas este cão ja não tem remédio, é melhor que pare de sofrer'. A gentil senhora, com as làgrimas rolando pelo rosto, concordou. Como pude, mexi-lhe o rabo e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse a descançar. Somente senti a picada da injecção e dormi para sempre pensando em porque tive de nascer, se ninguém me queria... "

Por favor, não abandonem os animais, eles nunca vos fariam isso. Eles precisam ser educados, como nos ! Não transformem em problema, tão grata compania.

é mau não é ? Leres isto tudo e pensares quantas vezes não o fiz jà. Quantas vezes me esqueci de o acarinhar, de lhe dar àgua, comida, uma cama, um lugar confortavel.. As pessoas quando eles são pequeninos, sabem dizer que são bonitos, são fofos, mas quando crescem perdem a graça. E sabem porque perdem ? Porque não os educam ! Não sabe fazê-los feliz, e tal como as pessoas, eles também se revoltam. Tal como as pessoas, eles não aprendem com violência, aprendem com palavras. Este diàrio, é um dos motivos pelo qual eu quis ser veterinaria. Eu nunca vou permitir ver um animal sofrer. Se não os queriam, não os iam buscar, para depois quando lhes der na telha os abandonar. Sou contra o abandono e maus tratos de animais, chega o animal qual for, pois porque isto não acontece so com cães, mas os cães são os principais afectados. Lembrem-se que não gostariam que o fizessem a vocês, quando tentarem fazê-lo a um cão.

[ BIANCA - ASSOCIACÃO DE PROTECCÃO AOS ANIMAIS SEM LAR DO CONSELHO DE SESIMBRA]

1 comentário:

  1. este texto fez me chorar $: se amam os animais de verdade, nunca os abandonem, isso afecta-lhes muito ! Eles precisam de amor, carinho, brincadeira, é como os humanos ! Um animal é como um filho, um irmão, temos q tratar dele sempre ! O texto tá muito bem feito, e disto q as pessoas precisam de ler pra entender o sofrimento de um pobre animal q é feliz na infancia e na vida adulta sofre e acaba por morrer $:

    ResponderEliminar